Aragão: pesquisa indicaria empate técnico entre Diogo Moraes e Edson Vieira |
Começou na manhã desta quinta-feira (02), na rádio Comunidade FM, uma série de entrevistas com os coordenadores das campanhas dos candidatos locais nas eleições proporcionais deste ano, José Augusto Maia, Diogo Moraes e Edson Vieira. Na impossibilidade de estar presente o coordenador da campanha de Diogo Moraes, o diretor do Lafepe, Oséas Moraes, o presidente da Câmara de Vereadores Fernando Aragão, que faz parte da coordenação, foi o entrevistado.
No decorrer da semana, durante o programa Opiniao, foi levantada a questão da importância da votação em Santa Cruz do Capibaribe para Diogo Moraes: se ela seria fundamental ou acessória, isso no caso do candidato ter conseguido ampliar significativamente suas bases de apoio fora do município. De acordo com a expectativa de votação apontada por Fernando Aragão para todo o Estado, 40 mil votos, com Santa Cruz respondendo por 1/4 desta votação (10 mil votos) restou claro que uma boa votação no município é absolutamente vital para as pretensões eleitorais do candidato.
Fernando Aragão enumerou um a um os municípios nos quais Diogo Moraes conseguiu apoios políticos, com as respectivas estimativas de votos. O curioso é que, na soma total dos votos, o presidente da Câmara observou que o número resultante é 40.100, justamente o número do candidato na urna eletrônica. Se Diogo atingir tal quantidade de votos, terá assegurada uma cadeira na Assembléia Legislativa. De acordo com Aragão, 37 ou 38 mil votos serão suficientes para a eleição de um deputado estadual no chapão da Frente Popular.
Uma informação surpreendente foi trazida por Fernando, durante a entrevista: uma pesquisa encomendada pela campanha de Diogo, e não registrada na Justiça Eleitoral, apontaria empate técnico entre Diogo Moraes e Edson Vieira no município de Santa Cruz do Capibaribe. Os números não foram divulgados.
Em relação à candidatura à do deputado Edson Vieira, Fernando Aragão opinou que a eleição do candidato, não obstante a boa votação esperada em Santa Cruz, nãoi será nada fácil, pelo fato do PSDB não participar de um chapão, diferentemente do PSB de Diogo Moraes.
Em relação à eleição para deputado federal, Fernando garantiu que apóia e vota em José Augusto, mesmo sem poder subir no palanque do candidato para pedir votos para Diogo. Entretanto, Fernando defendeu a argumentação do vereador Dimas Dantas, que apóia o candidato Eduardo da Fonte, segundo a qual deve haver uma segunda opção para deputado federal, uma vez que a candidatura do ex-prefeito José Augusto enfrenta problemas na Justiça Eleitoral.
Perguntado sobre as acusações feita pelo vereador Ernesto Maia e José Augusto a Oséas Moraes, de um suposto envolvimento do diretor do Lafepe em Toritama, no sentido de impedir a adesão de lideranças locais à candidatura de José Augusto, Fernando preferiu não entrar no mérido da questão, mas afirmou que acha improvável que um vice-prefeito e 3 vereadores recuassem de compromissos assumidos por pressões desta natureza.
A série de entrevistas com os coordenadores continua nesta sexta-feira (03), com a presença do Dr. Roberto Soares, coordenador da campanha do deputado Edson Vieira, e encerra-se na próxima segunda (06), com a participação do vereador Ernesto Maia, coordenador da campanha do ex-prefeito José Augusto Maia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário