sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Decisão do TSE sinaliza para vitória de Zé Augusto no Tribunal

Com a campanha na reta final José Augusto tem, enfim, uma grande notícia
Após o deferimento pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na última quarta-feira (08), da candidatura de Ailton Parente Araújo (PSDB-TO), ao cargo de deputado estadual (ver post abaixo), aumentaram enormemente as chances de José Augusto Maia (PTB) ter sua candidatura oficialmente confimada, sem nem mesmo precisar acionar o Supremo Tribunal Federal (STF), que julga as matérias de teor constitucional.

A situação do ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe não é exatamente igual à do político tocantinense, mas é semelhante em sua essência. Ambos tiveram contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos seus respectivos estados. 

O ex-gestor de Santa Rosa do Tocantins foi absolvido pela Câmara de Vereadores do município, que votou contra o parecer do Tribunal, enquanto José Augusto teve confirmados contra si, pelos edis santa-cruzenses, três pareceres do TCE recomendando a rejeição de suas contas. Só que a própria Câmara anulou recentemente as votações que rejeitaram as tais contas, que serão novamente julgadas nas próximas semanas. Traduzindo: José Augusto não tem hoje nenhuma condenação colegiada a lhe impedir o registro da candidatura.

A notícia chegou em excelente hora, uma vez que a campanha já está entrando na reta final e sofria com a falta de confiança de parte do eleitorado na manutenção da candidatura. Apesar do volume considerável de campanha, o que pode ser constatado pelo grande público que comparece aos comícios, a única notícia realmente positiva que José Augusto teve pra mostrar até agora em Santa Cruz do Capibaribe foi a adesão do Dr. Nanau a seu palanque. Outras lideranças importantes têm se integrado à campanha, mas em outros municípios.

Até mesmo o secretáriao de Infra-estrutura Fabiano Glicério, que semanas atrás declarou apoio e até andou discursando em eventos de campanha do ex-prefeito, de repente desapareceu sem maiores explicações. O prefeito Toinho do Pará não deixou por menos: tomou um "Doril" básico e sumiu. Enquanto isso, a campanha de Eduardo da Fonte começou a ganhar forma em Santa Cruz, com Dimas Dantas assumindo oficialmente a coordenação.

Quando parecia que o ex-prefeito iria ficar cada vez mais isolado, e na iminência de colher um resultado desfavorável no TSE, a instância máxima da Justiça Eleitoral tomou a decisão que, se não garante, indica claramente uma perspectiva de vitória do ex-prefeito na sua luta para se garantir na disputa eleitoral. Com isso, a campanha de José Augusto tem tudo para crescer em Santa Cruz e, em caso de vitória no TSE, redundar em uma consagradora votação no dia 03 de outubro.

2 comentários:

  1. Veja eu não entendo muito de leis, mais o que eu vejo é uma imensa diferença entre o caso do exprefeito de Santa cruz e o de Santa Rita-TO, a camara de lá absorvel, mais já a de Santa Cruz condenol, foi anulada pelo juiz que entendeu não ter avido uma convocação do mesmo, mais que a camara tem intenção de condena-lo novamente, e talveis isso conte para o tibunal, diferenciando assim do caso de Santa Rita-TO, acho muito sedo para qualquer tipo de comemoração tanto para os que torse afovor quanto para os que torse contra.
    Oque resta e esperar pra ver no que vai dar e, o que esperamo é que Santa Cruz é quem sai ganhando.

    ResponderExcluir
  2. e o federal quem é? é Zé é Zé é Zé, a e a foto de ney lima no perfil deste blog,com esse olhar 43 ,não combina em nada com a "voizinha" dele no programa opinião.

    ResponderExcluir