terça-feira, 24 de agosto de 2010






Aconteceu na noite desta terça-feira (24) mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe. Confira abaixo o resumo dos discursos feitos pelos vereadores.

Dimas Dantas
Abrindo a noite de pronunciamentos, Dimas Dantas se referiu ao uso da tribuna por parte de um morador do bairro Santo Agostinho, Clodoaldo, que denunciou o loteamento irregular de terrenos no bairro Santo Agostinho. Segundo DD há muito tempo a má utilização de terrenos públicos vêem acontecendo em SCC. O vereador disse ainda que algumas pessoas que ficaram ricas com essa prática, que segundo ele, é danosa ao povo da cidade. Para finalizar ele disse que na próxima quinta irá a uma emissora de rádio da cidade para anunciar seu posicionamento político em relação ao pleito de outubro. Entretanto, a reunião extraordinária marcada para a mesma data, durante a votação dos requerimentos, poderá inviabilizar a entrevista, na qual provavelmente anunciaria apoiará para deputado federal este ano.

Afrânio Marques
O segundo vereador a falar na noite de ontem foi Afrânio Marques. O parlamentar abriu seu discurso fazendo referencias a participação do morador do Santo Agostinho, Clodoaldo. Segundo AM ele mesmo já levou esse assunto à tona em outras oportunidades à tribuna da Câmara. Ele relatou que denuncias foram feitas, e de acordo com ele, a doação ilegal de terrenos é uma prática antiga na administração municipal. O legislador afirmou haver um verdadeiro mercado para a negociação de terrenos públicos em vários pontos da cidade. Segundo Afrânio, a população de SCC sofre com a baixa qualidade de vida, por não haver áreas de lazer. Ele lembrou que as poucas praças que existem na cidade estão em situação de abandono por parte do Poder Público Municipal.

Júnior Gomes
O próximo vereador a usar a tribuna foi Júnior Gomes. Em seu pronunciamento o legislador se referiu aos ataques feitos pelo vereador Fernando Aragão na sessão da última semana. JG disse que não iria rebater as críticas, mas que faria alguns esclarecimentos. Junior evocou o regimento interno da Câmara, e disse que Fernando cometeu falta decoro parlamentar ao se referir a ele de forma desrespeitosa, citando como exemplo a passagem onde FA o tachou de “pau-mandado” do deputado Edson Vieira. JG disse ser coerente em suas decisões e que nunca votou sob ordem de ninguém. Durante quase todo o discurso JG esteve falando diretamente para o presidente da Câmara. Apesar das duras reclamações, o tom de voz utilizado pelo vereador foi moderado.

Zezin Buchin
Após o discurso de JG, quem ocupou a tribuna foi o vereador Zezin Buchin. Em seu discurso o vereador também fez menção à participação de Clodoaldo. ZB disse que o problema dos loteamentos irregulares está colocando em risco o futuro da cidade de SCC. O legislador disse ainda que não crer que as autoridades competentes não tenham conhecimento do problema. Para ele a administração municipal já deveria ter tomado as devidas providências para que absurdos maiores não venham a acontecer. ZB afirmou que estão sendo acarretados sérios prejuízos ao patrimônio público e ao meio-ambiente em SCC, e o poder público não tem cumprido com o seu papel de fiscalizar os abusos. Zezin ainda denunciou a venda irregular de terrenos que estaria acontecento próximo ao Açude da Manhosa.

Dr. Nanau
Chegou, enfim, o momento do esperado discurso do Dr. Nanau. Em seu pronunciamento o legislador disse que as autoridades da cidade deverão adotar uma postura enérgica em relação à doação de terrenos na cidade. Ele disse que os vereadores, o poder executivo e o judiciário deverão reagir imediatamente para que o problema tenha uma solução urgente. Nanau falou também sobre sua mudança de bancada. O vereador agora faz parte da base de sustentação do governo municipal. Ele citou uma serie de reuniões onde comunicou à várias pessoas, dentre elas o deputado Edson Vieira, a sua decisão de deixar o grupo político “boca-preta”. Nanau disse que de agora em diante irá se dedicar integralmente das atividades do grupo “taboquinha”.

Deomedes Brito
Deomedes Brito foi o próximo vereador a discursar. Ele se reportou ao problema das doações ilegais de terrenos públicos, mencionando também a situação do popular que falou no início da sessão, mas que já havia se retirado. DB disse que já procurou o prefeito Toinho do Pará, e deu sugestões para que ele adote uma solução para esse problema. Ele afirmou que tem lutado para resolver a carência de moradia de muitas pessoas da cidade, mas sempre de forma legal. Outro assunto abordado por DB foi a adesão do vereador Dr. Nanau à bancada situacionista. Deu as boas vindas ao vereador e disse que está muito feliz com seu apoio às candidaturas de Humberto Costa, Armando Monteiro, Eduardo Campose José Augusto Maia.

Francisco Ricardo
Francisco Ricardo foi o sétimo vereador a usar da palavra na reunião de ontem à noite. No uso da tribuna o legislador disse que esteve na cidade de Brejo da Madre de Deus no último fim de semana, participando de um comício, e percebeu que as ações do Governo do Estado naquela cidade são muito mais perceptíveis do que em SCC. FR citou alguns exemplos, como a Academia das Cidades, que de acordo com ele teve suas obras paralisadas em nossa cidade. O vereador criticou pesadamente a saúde pública na cidade e atribuiu boa parte dessa situação ao arrendamento do Hospital Santa Isabel, que de acordo com ele, acarretou no fechamento de uma unidade de saúde no município. Segundo Francisquinho, estaria faltando prestígio das lideranças situacionistas junto ao Governo do Estado.

Fernando Aragão
Fernando Aragão fez uso da tribuna em seguida. O presidente da Casa fez referências ao discurso de Junior Gomes. Segundo Fernando, JG em muitas oportunidades faltou com o decoro parlamentar em sessões ocorridas ao longo de seu mandato. FA ainda se referiu às palavras de Francisco Ricardo, e disse que o governador Eduardo Campos já realizou várias obras estruturantes em SCC. Ele citou várias obras do Governo do Estado na cidade e afirmou que a obra da Academia das Cidades requer um tempo maior para ser concluída pela alta demanda de recursos exigida por ela. O vereador fez ainda duras críticas ao deputado Edson Vieira, e disse que o mesmo nada conseguiu para SCC. Em diversos momentos, Fernando foi aplaudido pelo público presente, claramente de maioria situacionista.

Ernesto Maia
O vereador Ernesto Maia inciciou sua fala dando as boas vindas ao vereador Nanau, agora membro da bancada situacionista. Ernesto rebateu palavras do vereador Afrânio Marques, e disse que José Augusto Maia, em suas duas administrações realizou mais obras do que a maioria dos administradores que passaram á frente da Prefeitura de SCC.  Ernesto falou ainda de declarações feitas por dois comunicadores na Rádio 101 FM, na manhã desta terça-feira (24), nas quais eles criticaram o candidato á deputado federal José Augusto Maia. Ele ainda atribuiu essas críticas à uma possível vinculação dos comunicadores ao candidato à deputado estadual Diogo Moraes. Em aparte, o vereador Fernando Aragão disse não acreditar em tal vinculação.

Galego de Mourinha
Encerrando a noite de pronunciamentos o legislador também fez menção à participação de Clodoaldo, morador do bairro Santo Agostinho. Galego afirmou que o tempo em que passou a frente da secretaria de obras do município, sempre zelou pela correção na questão de terrenos pertencentes ao poder público, chegando a evitar, pessoalmente, construções irregulares. Ele também atacou o vereador Francisco Ricardo, e falou que Edson Vieira não trouxe absolutamente nada para o povo de SCC. O legislador disse que apoiará Diogo Moraes e José Augusto Maia no pleito de outubro, pois para ele, ambos são os melhores para a cidade. Ele disse ainda que Diogo tem exigido de todos que participem de seus comícios peçam também votos para José Augusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário