terça-feira, 31 de agosto de 2010
Aconteceu na noite desta terça-feira (31) mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe. Confira abaixo o resumo dos discursos feitos pelos vereadores.
Abrindo a noite de pronunciamentos, Deomedes Brito se referiu às festividades na comunidade de Santo Agostinho, que transcorreram na última semana. Segundo ele o balanço da festa é positivo. O vereador falou ainda da construção de uma Academia das Cidades no Santo Agostinho. Ele disse que a ordem de serviço da obra já foi assinada e a população do bairro está muito feliz por isso. Outro ponto abordado pelo parlamentar foi o projeto do governo federal “Minha casa, minha vida”. Para finalizar o vereador citou a importância da finalização da obra da transposição do Rio São Francisco, que solucionaria a deficiência hídrica de muitas cidades do Nordeste.
O Dr. Nanau abriu seu discurso fazendo referências à pavimentação de ruas na cidade. Segundo ele a Câmara de Vereadores teve participação nas obras , e segundo ele, o presidente da Casa tem agido certo ao investir “sobras” do orçamento em benefícios à população. Nanau também citou o anúncio da ordem de serviço para a construção da Academia das Cidades do Santo Agostinho. O legislador abordou a questão do trânsito de SCC, e citou o trágico atropelamento da Sra. Marli Jordão, ocorrido no último fim de semana. Para ele, os cidadãos teem que unir forças para que vidas não continuem a ser ceifadas. Segundo Nanau os motoristas infratores terão que ser punidos com rigor para que as infrações diminuam em um curto espaço de tempo.
O vereador Galego de Mourinha em seu pronunciamento se referiu á trágica morte da Sra. Marli Jordão. Segundo ele, a Guarda Municipal tem que entrar em ação para coibir os inúmeros abusos cometidos em SCC. Ele disse ainda que é muito difícil ordenar o transito na cidade, devido ao enorme número de veículos na cidade, mas mesmo assim medidas urgentes terão que ser adotadas. Outro tema abordado pelo vereador foi a importância da divulgação dos trabalhos do Censo 2010 nos meios de comunicação da cidade, para que haja êxito no trabalho de coleta de dados junto ao povo. Para fechar sua fala ele apelou aos cidadãos que pensem bem na construção do voto, e defendeu que a população vote nos “filhos da terra”.
No uso da tribuna Dimas Dantas disse que não faz política para tirar proveito pessoal, e sim para servir a sociedade. DD disse que a paixão política cega, e isso tem sido prejudicial para o povo de SCC. O parlamentar disse ainda que o momento da eleição é único, onde o cidadão é livre e independente, tem vez e voz, e pode melhorar a vida de todos. Ele afirmou que tem percebido reações negativas de algumas pessoas pelo fato dele ter anunciado voto em Eduardo da Fonte, para deputado federal e Diogo Moraes, para deputado estadual. Ele disse que jamais se sentirá intimidado em nenhuma situação. Ele justificou suas opções de voto, e disse que Eduardo da Fonte trouxe obras para a cidade e por isso merece ter votos em SCC.
Junior Gomes foi mais um parlamentar que se referiu á trágica morte da Sra. Marli Jordão. JG citou ainda um problema existente em alguns semáforos instalados recentemente na cidade, que segundo ele nunca funcionaram de forma regular. Ele fez duras críticas ao vereador Galego de Mourinha e disse que Galego tem um discurso atrasado. Ele continuou “atirando” no situacionista e citou uma obra de calçamento feito na Vila do Pará com emenda parlamentar do deputado federal Mendonça Filho. JG não maneirou em seus ataques e disse que Galego, como secretário de obras, deixou muito a desejar, e disse esperar que como vereador ele tenha um desempenho bem melhor.
O vereador Afrânio Marques fez duras críticas ao governo municipal. Segundo ele existem problemas sérios em vários setores da administração, e citou falhas na segurança pública, na saúde e na educação. Segundo AM, falta empenho em operacionalizar ações na Guarda Civil Municipal, que deveria garantir segurança a vários setores da sociedade. O vereador disse que a população precisa ter consciência política para contribuir com o futuro da cidade, e citou ainda o parecer da Procuradoria Geral Eleitoral, que recomenda a impugnação da candidatura à deputado federal do ex-prefeito de SCC, José Augusto Maia.
Zezin Buxin, no início do seu discurso, falou do trânsito da cidade de SCC. Ele disse que infelizmente profissionais que deveriam dar bons exemplos não o fazem. O legislador citou vários pontos que agravam a situação do trânsito local, e disse que tem que haver uma série de mudanças para que haja o seu ordenamento, à começar por uma revisão na legislação, que tem sido muito branda com pessoas que comentem infrações gravíssimas. ZB ainda falou da questão da política, e disse que o tema é tão importante que crianças deveriam ver sobre o assunto nas bancas de escolas. Ele pregou o voto consciente e disse ainda que a população tem que está atenta para escolher os melhores candidatos no dia da eleição.
Francisco Ricardo fez uma série de reivindicações à administração pública municipal. FR elencou vários problemas que afligem a população de SCC, dentre eles a saúde e o trânsito. Ele disse que o trânsito já fui municipalizado e falta nesse momento uma atitude do prefeito Toinho do Pará, que deveria colocar a Guarda Municipal para trabalhar nas ruas, na tentativa de minimizar o problema. O vereador disse ainda que projetos voltados para o trânsito foram prometidos ao longo dos últimos anos, só que nada foi feito de concreto. Ele fez duras críticas à área de saúde na administração municipal, e disse que o prefeito fechou uma unidade de saúde, ao transferir a Policlínica para a sede onde funcionou o Hospital Santa Izabel.
Em sua fala o vereador Ernesto Maia se referiu ao discurso do vereador Afrânio Marques, que colocou em xeque a qualidade da educação em SCC. EM disse que Afrânio não deveria tecer críticas à educação no município, já que ele não fez sua parte como professor, uma vez que ele não costumava cumprir com sua carga horária obrigatória de aulas. Ernesto disse também que a questão de voto em “filhos da terra” é muito polêmica, e citou como exemplo o desempenho do ex-deputado Oseas Moraes e do deputado Armando Monteiro Neto. Segundo ele, Armando não é natural de SCC, porem trabalhou muito mais que Oseas pela cidade.
Encerrando a noite de pronunciamentos o presidente da Casa, Fernando Aragão, se referiu ao falecimento da Sra. Marli Jordão, vitima de acidente automobilístico no último final de semana que chocou a todos na cidade. FA citou os problemas do trânsito da cidade, e disse que o prefeito Toinho do Pará tem que interceder o mais rápido possível para que a situação não fuja do controle definitivamente. Ele afirmou que as pessoas descumprem a lei de trânsito porque a sensação de impunidade predomina nas ruas da cidade. O vereador disse que há a necessidade da adoção de medidas urgentes, por parte de todos, para que o ser humano seja respeitado em SCC. Para fechar ele disse ser uma brincadeira de mal gosto do vereador Ernesto Maia comparar o desempenho de um deputado estadual ao de um deputado federal.
O Globo: Jatene lidera disputa pelo governo do Pará
Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira e encomendada pela TV Liberal mostra o candidato do PSDB, Simão Jatene, na liderança para o governo do Pará. Ele tem 43% das intenções de voto, contra 33% da sua principal adversária, Ana Júlia Carepa (PT), e 6% de Domingos Juvenil (PMDB). Fernando Carneiro (PSOL) e Cleber Rabelo (PSTU) têm 2% cada.
Os adversários de Jatene, juntos, somam também 43% das intenções de voto. Pela margem de erro, de três pontos percentuais para mais ou para menos, não é possível dizer se a eleição iria para o segundo turno se fosse hoje. Brancos, nulos e indecisos são 14%.
Os adversários de Jatene, juntos, somam também 43% das intenções de voto. Pela margem de erro, de três pontos percentuais para mais ou para menos, não é possível dizer se a eleição iria para o segundo turno se fosse hoje. Brancos, nulos e indecisos são 14%.
Site do Cláudio Humberto: Paraíba: Ibope suspeito de manipulação
A coligação "Uma Nova Paraíba", encabeçada pelo candidato ao governado Ricardo Coutinho (PSB), protocolou nesta segunda (30) representação no Tribunal Regional Eleitoral contra o Ibope, contestando os números da pesquisa divulgados na última sexta (27), pela TV Cabo Branco.
A coligação afirma que possui consulta realizada pelo instituto no mesmo período com outro resultado. Segundo o advogado Fábio Andrade, os números são bem diferentes.
“O Ibope tradicionalmente apresenta distorções entre os números das pesquisas divulgadas na Paraíba e os números contabilizados nas urnas”. Ele diz ainda que os documentos levam a crer que “houve má fé e manipulação dos dados".
A pesquisa divulgada pela TV aponta José Maranhão (PMDB) com 53% e Ricardo com 31% das intenções de voto, e foi realizada entre os dias 24 e 26 de agosto.
A coligação afirma que possui consulta realizada pelo instituto no mesmo período com outro resultado. Segundo o advogado Fábio Andrade, os números são bem diferentes.
“O Ibope tradicionalmente apresenta distorções entre os números das pesquisas divulgadas na Paraíba e os números contabilizados nas urnas”. Ele diz ainda que os documentos levam a crer que “houve má fé e manipulação dos dados".
A pesquisa divulgada pela TV aponta José Maranhão (PMDB) com 53% e Ricardo com 31% das intenções de voto, e foi realizada entre os dias 24 e 26 de agosto.
Folha Online: Hélio Costa quer que Lula suba o tom contra Anastasia
A campanha do candidato do PMDB ao governo de Minas, Hélio Costa, quer que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva suba o tom contra Antonio Anastasia (PSDB) no mesmo depoimento que gravará para o programa de TV do peemedebista.
Costa trabalha para que Lula nacionalize a eleição mineira e deixe claro em sua fala que Anastasia, afilhado político de Aécio Neves (PSDB), está relacionado à oposição nacional --ao lado de José Serra (PSDB) e contra Dilma Rousseff (PT) e o próprio presidente.
Anastasia, por sua vez, tem mostrado pouco Serra em sua campanha.
Os depoimentos gravados por Lula até agora apenas elogiam Costa, sem mencionar o adversário. A estratégia de colar Anastasia à oposição ao lulismo também passará a ser usada em toda a propaganda do peemedebista.
Costa trabalha para que Lula nacionalize a eleição mineira e deixe claro em sua fala que Anastasia, afilhado político de Aécio Neves (PSDB), está relacionado à oposição nacional --ao lado de José Serra (PSDB) e contra Dilma Rousseff (PT) e o próprio presidente.
Anastasia, por sua vez, tem mostrado pouco Serra em sua campanha.
Os depoimentos gravados por Lula até agora apenas elogiam Costa, sem mencionar o adversário. A estratégia de colar Anastasia à oposição ao lulismo também passará a ser usada em toda a propaganda do peemedebista.
Blog do Noblat: Serra cola imagem à popularidade de Anastasia
Diante do avanço de popularidade do candidato do PSDB ao governo de Minas Gerais, Antonio Anastasia, o presidenciável tucano José Serra pegou carona no bom desempenho do colega nas pesquisas e procurou nesta segunda-feira buscar os votos dos mineiros.
Se semanas atrás a direção do partido exigia a presença de Serra em Minas Gerais para alavancar a candidatura local, agora é o presidenciável que prega um discurso de união entre as campanhas regional e nacional. Em Varginha, no sul de Minas, Serra, ao dizer que estava no meio de uma "batalha dura", disse que Minas e Brasil devem caminhar juntos.
Aécio Neves foi taxativo ao afirmar que Anastasia pode ajudar Serra.
- O crescimento do Anastasia pode ajudar que Serra avance mais - disse ele, alegando que também pretende acompanhar o candidato em novas incursões.
Se semanas atrás a direção do partido exigia a presença de Serra em Minas Gerais para alavancar a candidatura local, agora é o presidenciável que prega um discurso de união entre as campanhas regional e nacional. Em Varginha, no sul de Minas, Serra, ao dizer que estava no meio de uma "batalha dura", disse que Minas e Brasil devem caminhar juntos.
Aécio Neves foi taxativo ao afirmar que Anastasia pode ajudar Serra.
- O crescimento do Anastasia pode ajudar que Serra avance mais - disse ele, alegando que também pretende acompanhar o candidato em novas incursões.
Diário de Pernambuco: Em caso de vitória, Eduardo quer ser a ponte Dilma-PSDB
Presidente nacional do PSB, o governador Eduardo Campos se dispôs, ontem, a fazer uma ponte entre o PSDB e o governo de Dilma Rousseff (PT), caso a vitória da petista se confirme - como indicam as pesquisas.
Apesar de o partido tucano ser o maior opositor do presidente Lula no Congresso Nacional e ter lançado a candidatura de José Serra (PSDB) à Presidência, Eduardo acredita ser possível mudar esse quadro a partir de alianças construídas em vários estados entre as duas legendas.
Segundo o governador, que também é favorito nas eleições de Pernambuco, a aproximação entre as duas legendas pode ajudar a garantir a governabilidade de Dilma. 'Temos disposição de abrir canais com todos os candidatos do PSDB que apoiamos nos estados', garantiu.
Segundo Eduardo, a intenção do PSB é procurar outras lideranças do PSDB nacional, a exemplo de Teo Vilela (AL) e Beto Richa (PR), respectivamente candidatos a governador de Alagoas e do Paraná, além dos candidatos ao Senado Cássio Cunha Lima (PB) e Arthur Virgílio (AM). Este último, em especial, foi ferrenho opositor de Lula no Senado, mas vem adotando uma postura mais light desde o início da campanha.
Apesar de o partido tucano ser o maior opositor do presidente Lula no Congresso Nacional e ter lançado a candidatura de José Serra (PSDB) à Presidência, Eduardo acredita ser possível mudar esse quadro a partir de alianças construídas em vários estados entre as duas legendas.
Segundo o governador, que também é favorito nas eleições de Pernambuco, a aproximação entre as duas legendas pode ajudar a garantir a governabilidade de Dilma. 'Temos disposição de abrir canais com todos os candidatos do PSDB que apoiamos nos estados', garantiu.
Segundo Eduardo, a intenção do PSB é procurar outras lideranças do PSDB nacional, a exemplo de Teo Vilela (AL) e Beto Richa (PR), respectivamente candidatos a governador de Alagoas e do Paraná, além dos candidatos ao Senado Cássio Cunha Lima (PB) e Arthur Virgílio (AM). Este último, em especial, foi ferrenho opositor de Lula no Senado, mas vem adotando uma postura mais light desde o início da campanha.
Site do Cláudio Humberto: José Alencar perde outra vez na ação em que foi obrigado a reconhecer filha
O vice José Alencar perdeu novamente na Justiça, na investigação de paternidade que se arrasta desde 2001, movida por sua filha Rosemary de Morais.
O juiz José Antônio de Oliveira Cordeiro, em nova decisão considerada exemplar, ignorou o recurso de Alencar, indeferiu quebra do sigilo de Justiça imposto ao processo e ainda mandou expedir o mandado de averbação quanto à paternidade reconhecida: Rosemary incluirá em sua identidade o sobrenome Gomes da Silva, do pai.
Em sua decisão, o juiz reclama das manobras protelatórias movidas pelo vice-presidente e afirmou que “Não se pode conceber que uma ação de paternidade demore por mais de 10 anos (o dobro da média) só porque o réu, coincidentemente, é pessoa pública notória."
O juiz José Antônio de Oliveira Cordeiro, em nova decisão considerada exemplar, ignorou o recurso de Alencar, indeferiu quebra do sigilo de Justiça imposto ao processo e ainda mandou expedir o mandado de averbação quanto à paternidade reconhecida: Rosemary incluirá em sua identidade o sobrenome Gomes da Silva, do pai.
Em sua decisão, o juiz reclama das manobras protelatórias movidas pelo vice-presidente e afirmou que “Não se pode conceber que uma ação de paternidade demore por mais de 10 anos (o dobro da média) só porque o réu, coincidentemente, é pessoa pública notória."
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
Sérgio Guerra
Fontes ligadas ao senador Sérgio Guerra dizem que ele não estaria satisfeito com o comportamento de um membro no PSDB no estado. O senador não teria gostado de uma conjuntura formada sem que ele fosse consultado. Tudo normal, só que eu não estou me referindo a nenhum prefeito ou deputado que aderiu a Eduardo Campos. O caso é outro.
Maia x Moraes
Essa é uma guerra que pode explodir de vez esta semana. É que o candidato a deputado federal, Zé Augusto Maia, bateu fortemente em Óseas Moraes no seu palanque, numa referência a uma suposta intervenção do pai do candidato Diogo Moraes, junto a lideranças de Toritama, no sentido de impedir o apoio à campanha de Zé.
Enquanto isso...
Recebi a informação de que o vereador Dimas Dantas teria alugado um ponto para o Comitê Diogo/Da fonte aqui em Santa Cruz. O Comitê seria na esquina da rua Sebastião Bastos com a avenida Teonilo Silvestre. Será?
Efeito Amarelinho
A campanha de Diogo Moraes acertou a primeira no último fim de semana. A carreata de sábado foi bonita de se ver. Tudo graças à presença e o apoio de Roberto Asfora, que trouxe muitos correligionários de São domingos e Brejo para a carreata em Santa Cruz. Finalmente um evento com presença de povo.
Menino contente
Edson Vieira está em estado de graça. Nunca uma campanha foi tão tranqüila e confortável. Nem precisa de grandes novidades. O Boca-preta está feliz. Cada semana que passa Edson tem eventos mais fortes. Com esse resultado, e consolidada a eleição, o Menino pode mudar os planos e ir no embalo até 2012.
Cecílio Galvão e José Augusto realizam o primeiro comício em Belo Jardim
Morte da mãe de Ernando Silvestre encerra comício de Edson
domingo, 29 de agosto de 2010
José Augusto promove “mala” no bairro Rio Verde e dispara contra família Moraes
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
Câmara anula votações que reprovaram contas de José Augusto
Dimas Dantas anuncia apoio à Eduardo da Fonte
Folha Online: Dilma abre 20 pontos e já ultrapassa Serra em SP e no RS
A candidata do PT a presidente, Dilma Rousseff, manteve sua tendência de alta e foi a 49% das intenções de voto. Abriu 20 pontos de vantagem sobre seu principal adversário, José Serra, do PSDB, que está com 29%, segundo pesquisa Datafolha. Os contratantes do levantamento são a Folha e a Rede Globo.
Realizada nos dias 23 e 24 com 10.948 entrevistas em todo o país, o levantamento também indica que Dilma lidera agora em segmentos antes redutos de Serra. A petista passou o tucano em São Paulo, no Rio Grande do Sul e no Paraná e entre os eleitores com maior faixa de renda.
A margem de erro máxima da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Todas as oscilações nacionais se deram dentro do limite.
Dilma tinha 47% na sondagem do dia 20 e foi a 49%. Serra estava com 30% e agora tem 29% Marina Silva (PV) manteve-se em 9%. Há 4% que dizem votar em branco, nulo ou em nenhum. E 8% estão indecisos. Os demais candidatos não pontuaram.
Se a eleição fosse hoje, Dilma teria 55% dos votos válidos (os que são dados apenas aos candidatos) e venceria no primeiro turno.
Realizada nos dias 23 e 24 com 10.948 entrevistas em todo o país, o levantamento também indica que Dilma lidera agora em segmentos antes redutos de Serra. A petista passou o tucano em São Paulo, no Rio Grande do Sul e no Paraná e entre os eleitores com maior faixa de renda.
A margem de erro máxima da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Todas as oscilações nacionais se deram dentro do limite.
Dilma tinha 47% na sondagem do dia 20 e foi a 49%. Serra estava com 30% e agora tem 29% Marina Silva (PV) manteve-se em 9%. Há 4% que dizem votar em branco, nulo ou em nenhum. E 8% estão indecisos. Os demais candidatos não pontuaram.
Se a eleição fosse hoje, Dilma teria 55% dos votos válidos (os que são dados apenas aos candidatos) e venceria no primeiro turno.
Jornal do Commercio: TSE reafirma Lei da Ficha Limpa
Ao analisar pela primeira vez um caso de um político barrado pela Lei da Ficha Limpa, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reafirmou ontem que a norma também atinge quem foi condenado antes de 7 de junho, quando a regra entrou em vigor. O TSE também concluiu que os prazos maiores de inelegibilidade, previstos na nova lei, também têm efeitos sobre os políticos que foram condenados no passado. A lei aumentou a inelegibilidade de 3 para 8 anos.
O TSE chegou a esse entendimento ao julgar e rejeitar um recurso que pedia o registro da candidatura de um político que foi condenado por compra de votos na eleição de 2004. Aspirante a uma vaga de deputado estadual no Ceará, Francisco das Chagas Rodrigues Alves poderá ainda recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Esse foi o primeiro caso concreto julgado pelo TSE envolvendo a Lei da Ficha Limpa. Ontem os ministros analisaram o fato concreto de que a condenação definitiva ocorreu em 2006 e a lei entrou em vigor agora, quatro anos depois. Mesmo assim, concluíram que Rodrigues Alves não pode participar da eleição.
Por 5 votos contra 2, o TSE rejeitou os argumentos dos advogados do político. A maioria dos ministros concluiu que a inelegibilidade não é uma pena e, por esse motivo, não deve prevalecer o argumento de que uma lei não pode retroagir para prejudicar uma pessoa.
O TSE chegou a esse entendimento ao julgar e rejeitar um recurso que pedia o registro da candidatura de um político que foi condenado por compra de votos na eleição de 2004. Aspirante a uma vaga de deputado estadual no Ceará, Francisco das Chagas Rodrigues Alves poderá ainda recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Esse foi o primeiro caso concreto julgado pelo TSE envolvendo a Lei da Ficha Limpa. Ontem os ministros analisaram o fato concreto de que a condenação definitiva ocorreu em 2006 e a lei entrou em vigor agora, quatro anos depois. Mesmo assim, concluíram que Rodrigues Alves não pode participar da eleição.
Por 5 votos contra 2, o TSE rejeitou os argumentos dos advogados do político. A maioria dos ministros concluiu que a inelegibilidade não é uma pena e, por esse motivo, não deve prevalecer o argumento de que uma lei não pode retroagir para prejudicar uma pessoa.
G1: STJ livra deputado mineiro da Lei da Ficha Limpa
A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu nesta terça-feira (24) os efeitos de uma condenação por improbidade administrativa contra o deputado federal Silas Brasileiro (PMDB-MG), que é candidato à reeleição para a Câmara. A decisão unânime vale até que o recurso contra a condenação seja julgado pelo STJ.
O pedido de liminar foi feito pelo deputado para garantir o registro de candidatura. Com a liberação do STJ, o deputado escapa dos efeitos da Lei da Ficha Limpa. A norma proíbe a candidatura de políticos condenados em decisões de colegiados, mesmo antes da entrada em vigor da lei.
No final de julho, o juiz Benjamin Rabello do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) indeferiu o pedido de registro de candidatura do deputado, com base na ficha limpa.
Brasileiro foi condenado em uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público de Minas Gerais, em que é acusado de supostamente ter pagado em duplicidade a obra de construção do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais.
O pedido de liminar foi feito pelo deputado para garantir o registro de candidatura. Com a liberação do STJ, o deputado escapa dos efeitos da Lei da Ficha Limpa. A norma proíbe a candidatura de políticos condenados em decisões de colegiados, mesmo antes da entrada em vigor da lei.
No final de julho, o juiz Benjamin Rabello do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) indeferiu o pedido de registro de candidatura do deputado, com base na ficha limpa.
Brasileiro foi condenado em uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público de Minas Gerais, em que é acusado de supostamente ter pagado em duplicidade a obra de construção do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais.
Estadão Online: Em discurso, Lula 'lamenta' não ter feito projeto para ampliar mandato
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva "lamentou" não ter mandado ao Congresso uma emenda à Constituição que lhe permitisse aumentar o seu mandato na Presidência da República. "Está certo que está no final do mandato, mas junto com esta lei complementar podia ter mandado uma emendinha para mais alguns anos de mandato", disse ele, ao sancionar alterações na Lei Complementar 97, que amplia os poderes do Ministro da Defesa e estende à Marinha e à Aeronáutica o poder de polícia nas fronteiras, que apenas o Exército possuía.
Folha Online: 'Tenho a coragem de fazer o que nem o PSDB é capaz: dar crédito a FHC', diz Marina
A candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, criticou a campanha do tucano José Serra por exibir o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e esconder o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
"Tenho respeito e admiração pelo presidente Lula, mas tenho a coragem de não ficar utilizando a imagem dele de forma oportunista para minha candidatura. Tenho a coragem de fazer o que nem as lideranças do PSDB são capazes de fazer: dar o crédito da política econômica ao Fernando Henrique, mesmo ele não sendo assim tão popular."
Antes disso, pela manhã, ao discursar para militantes do PV, Marina também criticou o presidente Lula. Segundo ela, a visão de desenvolvimento do presidente está "inteiramente equivocada", por opor meio ambiente e crescimento econômico.
"É um estilo de liderança velha, ultrapassada, porque ainda tem a velha ilusão de que existem os porta-vozes da verdade que dirão para o povo como é que se faz."
"Tenho respeito e admiração pelo presidente Lula, mas tenho a coragem de não ficar utilizando a imagem dele de forma oportunista para minha candidatura. Tenho a coragem de fazer o que nem as lideranças do PSDB são capazes de fazer: dar o crédito da política econômica ao Fernando Henrique, mesmo ele não sendo assim tão popular."
Antes disso, pela manhã, ao discursar para militantes do PV, Marina também criticou o presidente Lula. Segundo ela, a visão de desenvolvimento do presidente está "inteiramente equivocada", por opor meio ambiente e crescimento econômico.
"É um estilo de liderança velha, ultrapassada, porque ainda tem a velha ilusão de que existem os porta-vozes da verdade que dirão para o povo como é que se faz."
Blog do Magno: Suplicy aparece no guia de Maciel com elogios ao democrata
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) contrariou o PT em Pernambuco e apareceu no guia de Marco Maciel, elogiando o senador pernambucano, que é do DEM, partido que não se bica com a legenda petista. Suplicy disse que Maciel teve um comportamento corajoso ao abraçar o seu projeto da Renda Mínima, que acabou sendo o laboratório para o Fome Zero. Maciel também usou depoimento do senador Cristovam Buarque, afirmando que o senador democrata 'honra o Congresso'.
Folha Online: Gabeira afirma que seu objetivo e o de Dilma eram diferentes na luta contra a ditadura
Questionado sobre o passado comum com a candidata à Presidência pelo PT, Dilma Rousseff, devido ao combate à ditadura militar, Fernando Gabeira, candidato do PV ao governo do Rio, afirmou durante sabatina promovida pela Folha e pelo UOL que ele e os demais envolvidos na luta armada contra o governo de então não buscavam a democracia, mas sim uma "ditadura do proletariado".
"Todos os principais ex-guerrilheiros que se lançam na luta política costumam dizer que estavam lutando pela democracia. Eu não tenho condições de dizer isso. Eu estava lutando contra a ditadura militar, mas, se você examinar o programa político que nos movia naquele momento, [ele] era voltado para uma ditadura do proletariado. Então, você não pode voltar atrás, corrigir seu passado e dizer que estava lutando pela democracia. Havia muita gente lutando pela democracia no Brasil, mas não os grupos armados, que tinham como programa esse processo de chegar à ditadura do proletariado. A luta armada não estava visando a democracia, pelo menos em seu programa", afirmou.
Gabeira também criticou a comparação, feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre os presos políticos de Cuba e presos comuns brasileiros. "Outra diferença [entre Gabeira e os petistas] é que eu não tenho nenhuma condescendência com as ditaduras de esquerda."
"Todos os principais ex-guerrilheiros que se lançam na luta política costumam dizer que estavam lutando pela democracia. Eu não tenho condições de dizer isso. Eu estava lutando contra a ditadura militar, mas, se você examinar o programa político que nos movia naquele momento, [ele] era voltado para uma ditadura do proletariado. Então, você não pode voltar atrás, corrigir seu passado e dizer que estava lutando pela democracia. Havia muita gente lutando pela democracia no Brasil, mas não os grupos armados, que tinham como programa esse processo de chegar à ditadura do proletariado. A luta armada não estava visando a democracia, pelo menos em seu programa", afirmou.
Gabeira também criticou a comparação, feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre os presos políticos de Cuba e presos comuns brasileiros. "Outra diferença [entre Gabeira e os petistas] é que eu não tenho nenhuma condescendência com as ditaduras de esquerda."
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Requerimento polêmico ofusca a primeira noite de Nanau como Situação
Ao votar duas vezes com a Oposição, Fernando Aragão abre nova crise |
terça-feira, 24 de agosto de 2010
Aconteceu na noite desta terça-feira (24) mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe. Confira abaixo o resumo dos discursos feitos pelos vereadores.
Dimas Dantas |
Afrânio Marques |
Júnior Gomes |
Zezin Buchin |
Dr. Nanau |
Deomedes Brito |
Francisco Ricardo |
Fernando Aragão |
Ernesto Maia |
Galego de Mourinha |
Blog do Fernando Rodrigues: PB: Zé Maranhão (PMDB) 44,1% x 31,7% Ricardo Coutinho (PSB)
O Instituto Índice realizou pesquisa com eleitores da Paraíba e mostra que o atual governador do Estado, Zé Maranhão (PMDB), tem 44,1% dos votos e seria reeleito no 1° turno, caso a eleição fosse hoje. Em 2° lugar, Ricardo Coutinho (PSB) tem 31,7% dos votos.
Outros candidatos, juntos, têm 1,7%. Brancos, nulos e indecisos são 22,6%. Com margem de erro de 3 pontos percentuais, a sondagem foi feita com 1.080 eleitores, de 14 a 15.ago.2010.
Para presidente da República, Dilma Rousseff (PT) tem 47,9% das intenções de voto na Paraíba, indica o Instituto Índice. José Serra (PSDB), 19,3%, e Marina Silva (PV), 4,6%. Zé Maria (PSTU) obtém 0,4%. Eymael (PSDC) e Ivan Pinheiro (PCB), 0,1% cada. Brancos, nulos e indecisos são 27,7%.
Para o Senado, o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) lidera a disputa com 31,6%. Cada Estado vai eleger 2 senadores em 2010. Assim, a 2ª vaga da Paraíba é disputada por Vitalzinho (PMDB) – com 17,8% na pesquisa Índice – e por Efraim Moraes (DEM) – com 17,2%.
Wilson Santiago (PMDB), aparece com 13%, tecnicamente empatado com Vitalzinho e Efraim por causa da margem de erro de 3 pontos.
Outros candidatos, juntos, têm 1,7%. Brancos, nulos e indecisos são 22,6%. Com margem de erro de 3 pontos percentuais, a sondagem foi feita com 1.080 eleitores, de 14 a 15.ago.2010.
Para presidente da República, Dilma Rousseff (PT) tem 47,9% das intenções de voto na Paraíba, indica o Instituto Índice. José Serra (PSDB), 19,3%, e Marina Silva (PV), 4,6%. Zé Maria (PSTU) obtém 0,4%. Eymael (PSDC) e Ivan Pinheiro (PCB), 0,1% cada. Brancos, nulos e indecisos são 27,7%.
Para o Senado, o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) lidera a disputa com 31,6%. Cada Estado vai eleger 2 senadores em 2010. Assim, a 2ª vaga da Paraíba é disputada por Vitalzinho (PMDB) – com 17,8% na pesquisa Índice – e por Efraim Moraes (DEM) – com 17,2%.
Wilson Santiago (PMDB), aparece com 13%, tecnicamente empatado com Vitalzinho e Efraim por causa da margem de erro de 3 pontos.
Estadão Online: Anastasia sobe seis pontos e se aproxima de Hélio Costa
A diferença entre Hélio Costa (PMDB) e Antonio Anastasia (PSDB) na disputa pelo governo estadual caiu de 18 para 11 pontos porcentuais, conforme pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira, 23, pela TV Globo Minas. No primeiro levantamento após o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, Costa continua liderando a disputa com 38% das intenções de voto, seguido por Anastasia, com 27%.
Em relação à pesquisa anterior, divulgada no dia 30 de julho, o peemedebista oscilou negativamente um ponto porcentual - dentro da margem de erro, de 2% para mais ou para menos - enquanto o tucano subiu seis pontos.
Na disputa pelo Senado, Aécio Neves (PSDB) e Itamar Franco (PPS) continuam liderando. O ex-presidente aparece com 43% das intenções de voto, quatro pontos porcentuais a mais do que o último levantamento, quando tinha 39%. O ex-governador recuou dentro da margem de erro, de 70% para 69%. Já o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), subiu de 18% para 19%, também dentro da margem de erro.
Foram entrevistados 2.002 eleitores entre os dias 18 e 20 de agosto.
Em relação à pesquisa anterior, divulgada no dia 30 de julho, o peemedebista oscilou negativamente um ponto porcentual - dentro da margem de erro, de 2% para mais ou para menos - enquanto o tucano subiu seis pontos.
Na disputa pelo Senado, Aécio Neves (PSDB) e Itamar Franco (PPS) continuam liderando. O ex-presidente aparece com 43% das intenções de voto, quatro pontos porcentuais a mais do que o último levantamento, quando tinha 39%. O ex-governador recuou dentro da margem de erro, de 70% para 69%. Já o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), subiu de 18% para 19%, também dentro da margem de erro.
Foram entrevistados 2.002 eleitores entre os dias 18 e 20 de agosto.
Blog do Inaldo: Marco Maciel se apresenta na TV como vice de Fernando Henrique Cardoso
Enquanto a grande maioria dos candidatos do PSDB “escondem” na televisão que são aliados políticos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Marco Maciel apresentou-se no guia eleitoral desta segunda-feira como o vice dele (duas vezes).
FHC foi citado no guia de Maciel como o presidente que criou o Plano Real, o qual debelou a inflação, deu estabilidade monetária ao país e consolidou a democracia.
Maciel lembrou também no seu programa que em 1984 dissentiu do seu partido (PDS) para apoiar Tancredo Neves à presidência da República, por quem foi escolhido para o Ministério da Educação.
FHC foi citado no guia de Maciel como o presidente que criou o Plano Real, o qual debelou a inflação, deu estabilidade monetária ao país e consolidou a democracia.
Maciel lembrou também no seu programa que em 1984 dissentiu do seu partido (PDS) para apoiar Tancredo Neves à presidência da República, por quem foi escolhido para o Ministério da Educação.
Portal UOL: Debate Canção Nova: Dilma foi saco de pancada pela ausência
Os candidatos à Presidência da República José Serra (PSDB) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) criticaram a ausência da adversária Dilma Rousseff (PT) em debate na noite desta segunda-feira (23), em São Paulo. O encontro foi promovido pela TV Canção Nova e pela Rede Aparecida de Comunicação, emissoras de rádio e TV católicas com retransmissoras espalhadas por todo o país.
''Dos quatro candidatos, tem uma que não podia deixar de estar aqui. O meio cristão sabe muito bem quem é José Serra, quem é Marina e eu acho que nenhum dos bispos e padres que estão aqui deixam de me conhecer. No entanto, essa senhora, que é uma incógnita, que não sabemos quem é, que foi inventada pelo Lula, manda uma cartinha cheia de platitudes, foge do debate..'.', atacou o candidato do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio, antes de ser aplaudido pela plateia.
''Dos quatro candidatos, tem uma que não podia deixar de estar aqui. O meio cristão sabe muito bem quem é José Serra, quem é Marina e eu acho que nenhum dos bispos e padres que estão aqui deixam de me conhecer. No entanto, essa senhora, que é uma incógnita, que não sabemos quem é, que foi inventada pelo Lula, manda uma cartinha cheia de platitudes, foge do debate..'.', atacou o candidato do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio, antes de ser aplaudido pela plateia.
Coluna Radar Online: Jefferson diz que Serra já perdeu
De Roberto Jefferson, o aliado (nesta eleição, de José Serra) que não tem papas na língua:
- Agora que os anéis se foram, resta salvar os dedos. Temos que guardar energias para eleger o Beto Richa, consolidar o Geraldo Alckmin e virar o Antonio Anastasia.
Mas e o Serra? Sem chance?
- Vou votar no Serra, mas não tem mais volta. Agora, só se a Dilma for apanhada com uma mala com 200 000 reais dentro.
- Agora que os anéis se foram, resta salvar os dedos. Temos que guardar energias para eleger o Beto Richa, consolidar o Geraldo Alckmin e virar o Antonio Anastasia.
Mas e o Serra? Sem chance?
- Vou votar no Serra, mas não tem mais volta. Agora, só se a Dilma for apanhada com uma mala com 200 000 reais dentro.
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
NANAU DECLARA QUE ESTÁ COM CECÍLIO GALVÃO E DIOGO MORAES
O vereador Nanau participou do programa Opinião nesta segunda-feira
Entre as candidaturas a deputado estadual de Cecílio Galvão e Diogo Moraes, ambos pelo PSB, o vereador Dr. Nanau (PSDB) anunciou que fica com as duas. O parlamentar fez a declaração durante entrevista concedida aos participantes do programa Opinião da rádio Comunidade FM, na manhã desta segunda-feira (23).
Questionado a respeito dos motivos que o levaram a mudar de grupo político, o vereador explicou que a mudança é o resultado de uma situação que se arrasta há vários anos, desde que o deputado Edson Vieira chegou à liderança do grupo. Segundo Nanau, não havia mais espaço no grupo para desenvolver suas pretensões políticas. Até mesmo a possibilidade de reeleger-se vereador estaria ameaçada.
Oriundo de uma família tipicamente Boca-preta, o vereador foi perguntado a respeito da reação de sua mãe, Dona Geralda, à mudança de lado político, após décadas de militância. Nanau respondeu que sua mãe chegou até a lhe sugerir que encerrasse a carreira política, o que só não o fez, segundo ele, pelos sentimentos que nutre pela população de Santa Cruz do Capibaribe e os projetos ainda não realizados na vida pública.
Nanau anunciou que permanece apoiando o candidato a presidente da República do seu partido, José Serra, contudo, no âmbito estadual, apóia as candidaturas de Eduardo Campos, Armando Monteiro e Humberto Costa, respectivamente ao governo do Estado e Senado Federal. Para deputado federal o parlamentar está com José Augusto Maia, indicando a candidatura de Sérgio Guerra apenas a quem porventura não queira votar no ex-prefeito.
A questão mais espinhosa para o vereador, o apoio a Cecílio Galvão ou Diogo Moraes, foi resolvida "salomonicamente": fica com os dois. Recém chegado ao Grupo Taboquinha, o Dr. Nanau prefere não entrar em bola dividida, para evitar desgastes prematuros.
Na sessão da Câmara Municipal de Vereadores desta terça-feira, o vereador não mais se sentará junto dos (ex) colegas da Oposição, tendo já solicitado a instalação de microfone e cadeira do outro lado do plenário.
JOSÉ AUGUSTO REALIZA COMÍCIO EM SÃO DOMINGOS
Evento em São Domingos contou com a presença do dep. Armando Monteiro
Depois da bem sucedida "mala" da av. 22 de Abril, na sexta-feira passada, o candidato a deputado federal José Augusto optou por realizar o comício de domingo no vizinho distrito de São Domingos. Importantes lideranças políticas brejenses, como o vereador Avercino, campeão de votos nas últimas eleições municipais, discursaram em favor da candidatura de José Augusto.
O primeiro momento de grande apelo popular foi a chegada do ex-prefeito, acompanhado do Dr. Nanau, trazidos nos ombros por populares. Em seguida, quem subiu no palanque foi o candidato a deputado estadual Cecílio Galvão. Já próximo das 22h, depois de haver marcado presença no comício do deputado Edson Vieira, o deputado Armando Monteiro protagonizou outro momento de intensa vibração, ao chegar ao evento.
Chegada simultânea de José Auguto e do Dr. Nanau sacudiu o evento
O clima festivo no palanque e na platéia foi substituído por uma certa tensão, no momento em que discursava o popular Joãozito, tradicional militante e patrocinador das campanhas do grupo Taboquinha. Em sua fala, Joãozito disse que esteve ausente nos último eventos da campanha de José Augusto, mas que estaria se integrando dali por diante. Por duas vezes citou enfaticamente que apoiava José Augusto por que ele "sabia respeitar as famílias". Apesar de implícito, o recado de Joãozito soou bastante claro para boa parte dos presentes. Muita gente em cima do palanque respirou aliviada por Joãozito não ter sido mais direto.
Joãozito discursa: momento de tensão no palanque
Na campanha deste ano em Santa Cruz, um personagem paira acima da disputa entre os dois grandes grupos da política local: Armando Monteiro Neto. O deputado, que já era admirado até pelos eleitores do grupo Boca-preta, agora virou quase uma unanimidade municipal, uma vez que é apoiado e sobe nos dois palanques. A capacidade de articulação de Armando Monteiro tem sido de tal envergadura que ele já supera o próprio governador e candidato à reeleição, Eduardo Campos, em número de palanques no Estado em 2010.
Armando Monteiro Neto: o candidato dos múltiplos palanques
Assinar:
Postagens (Atom)